É muito importante falarmos sobre a exaustão de quem cuida de um idoso.
Existe um cansaço para aqueles que cuidam que não é só o físico: privação de sono, dores lombares, entre tantos outros sintomas que o corpo demostra. Há um cansaço emocional que muitas vezes não é percebido por quem está de fora. É a preocupação constante para saber se tomou os remédios, se está se alimentando adequadamente, se está ou não com dor. É a tensão em não saber como será o próximo dia, a tristeza de ver um ente querido sofrendo, e até mesmo um luto antecipado, que vem carregado de negação, decepção e de sentimento de incapacidade. Há uma ao pensar que podia estar fazendo mais, que gostaria de ter mais tempo ou estar mais presente.
É muito importante para quem cuida estar atento e reconhecer os efeitos disso tudo na sua própria saúde, para até mesmo ser capaz de cuidar melhor do seu ente querido.
É preciso ajustar as suas expectativas com a realidade. Não tem porque ficar sonhando que um cadeirante de 90 anos saia andando do dia para noite, isso só vai gerar mais desapontamento. Com idosos com demências, muitas vezes a doença afeta mais ou primeiramente a parte neurológica do que a física, o que faz com que a doença não seja “ visível” dificultando a assimilação da gravidade para o próprio cuidador.
Ao invés de alimentar o sentimento de culpa ou negação, comemore pequenas vitórias e os sucessos diários. Isso irá ajudar a evitar esse sentimento de frustração e desapontamento.
É necessário que o familiar cuidador faça pausas e peça ajuda frequentemente, e esteja atento a si. Preste atenção em seus sentimentos. Nós só conseguimos ajudar alguém quando estamos calmos e tranquilos. Você continua sendo uma pessoa com outros papéis que não só o de cuidador.
Delegue responsabilidades. Tenha pelo menos 2 horas na semana para fazer algo sozinho que não tenha nada a ver com o idoso. Peça ajuda para amigos e familiares. Contrate um profissional de confiança. Deixe-o com atividades e pessoas diferentes. Isso não fará de você menos “filho”, pelo contrário. Talvez assim como você, ele também queira um tempo só dele.
Estamos aqui para te ajudar também nesses momentos.