Design sem nome (7)

As necessidades básicas do ser humano segundo Rick Hanson

Comecei a ler um livro “O poder da Resiliência” do PhD. Rick Hanson e achei interessante dividir com vocês. O psicólogo resumiu e classificou as três necessidades básicas humanas em:

1. Segurança: que inclui desde a mais pura sobrevivência até a certeza de que não seremos atacados se falarmos algo.
2. Satisfação: desde ter alimentos suficiente até a sensação de que vale a pena viver.
3. Conexão: necessidade de nos sentirmos amados e dignos de afetos.

Atendemos a necessidade de segurança quando evitamos coisas que podem nos ferir, seja um fogão quente ou uma pessoa que nos faz mal. Buscamos satisfação procurando recompensas por atividades, seja o cheirinho de uma roupa lavada ou quando construímos uma empresa. Cuidamos da necessidade de conexão nos apegando a outras pessoas, como quando enviamos uma mensagem e sentimos que somos compreendidos ou oferecendo apoio.

Como você tem atendido a suas necessidades?
Agora pense no idoso da sua família e como ele tem essas necessidades básicas atendidas?

Constantemente eles se sentem inseguros, seja ao caminhar em uma calçada esburacada, ao tomar banho, ao mexer com fogo ou mesmo quando falam algo e alguém logo diz coisas do tipo, “hoje em dia não é mais assim!”. A satisfação está ligada aos sentimentos de tédio, frustração e perda. Não é preciso procurar muito para ver esses pontos presentes na vida de um idoso de “quarta idade”: Querer caminhar e não poder, ficar horas sozinho em casa em frente a Tv, ou mesmo pela morte de amigos e familiares.E por fim a conexão, e o idoso facilmente se sente excluído, sozinho ou isolado.

É importante lembrar que o que é necessidade para uma pessoa pode não ser para outra. As necessidades são individuais, assim, precisamos trabalhar constantemente a compaixão, ou seja, reconhecer a dor e necessidade do outro e tentar aliviá-la de alguma forma. Precisamos estar atentos e lembrar dessas três necessidades nas horas difíceis e recordar que todas as nossas atitudes sempre buscam atender as nossas necessidades, e da mesma forma é com o outro.

Nunca é para nos atingir ou nos machucar, é sempre para atender uma necessidade própria.

COMPARTILHE O POST

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email