Turma Sênior

Manter-se ativo, cultivar vínculos de amizade e afeto, trocar experiências e histórias, tudo isso em um ambiente cheio de vida, com todo cuidado e assistência necessário!

Sempre aprendendo.

A Turma Sênior é como carinhosamente chamamos o grupo de idosos que frequentam nosso espaço durante um período todo! Passam as manhãs ou tardes, com diferentes atividades de estimulação, fazendo uma pausa entre elas para um lanche e aquela boa prosa que sempre deve acompanhar um cafezinho.

As atividades variam de acordo com o dia, mas procuramos sempre englobar os diferentes aspectos: cognitivos e mentais; físicos e motores, e principalmente o social e emocional.

Através de atividades ministradas por profissionais especializados e com experiência com o público idoso, como musicoterapia, arteterapia, liang gong, artes, estimulação cognitiva e de memória, propiciamos um espaço seguro para que os idosos possam ter suas relações sociais, criar vínculos e amizades, e assim, fugirem do isolamento tão comum nesta fase da vida.

O principal objetivo nesta turma, com idosos acima dos 75 anos*, chegando a ter vários idosos com mais de 90 anos, é estimular o idoso a produzir e perceber seu potencial, independente da condição física. De forma leve e natural há uma melhora na autoestima e na qualidade de vida deste idoso e por consequencia de toda a família.

Além disso, a troca de experiências com pessoas da mesma idade, traz um acolhimento natural, que muitas vezes por maior o carinho e cuidado da família, esta não consegue suprir! A saudade da família, as histórias da época da infância, as músicas de antigamente, é tudo compartilhado e entendido por todos que viveram as “mesmas histórias”, o que gera um sentimento de pertencimento e consequentemente bons momentos de nostalgia e muita alegria.

Sem contar as visitas dos pequenos! Frequentemente, essas turmas recebem em nossa sala a visita das crianças da Escola Monteiro Lobato, com quem dividem os corredores no dia a dia. E aí a mágica acontece! Crianças de 3, 5, 9 anos, conversando, aprendendo e ensinando os idosos, e vice-versa. O ciclo da vida, as pontas da história, a inocência e a sabedoria, juntos! É vida no mais completo sentido!

*não há limite de idade para participar. Cada caso é avaliado individualmente.

Nossos Momentos